Amigos que me acompanham...

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Virtudes e defeitos



É notável como conseguimos ver, todos os dias, a todos os instantes, os defeitos alheios.

Dificilmente encontraremos alguém que não se mostre propenso a apontar erros e absurdos dos outros.


Muitos casamentos acabam porque marido e mulher passam a ver tanto os defeitos um do outro, que se esquecem que se uniram porque acreditavam se amar.


Amigos de infância, certo dia, se surpreendem a descobrir falhas de caráter um no outro. Desencantados se afastam, perdendo o tesouro precioso da amizade.


Colegas de trabalho culpam o outro por falhas que, em verdade, em muitos casos, é da equipe como um todo.


Foi observando esse quadro que alguém escreveu que os homens caminham pela face da Terra em fila indiana, cada um carregando uma sacola na frente e outra atrás.


Na sacola da frente, estão colocadas as qualidades positivas, as virtudes de cada um. Na sacola de trás são guardados todos os defeitos, as paixões, as más qualidades do Espírito.


Por isso, durante a jornada pela vida, mantemos os olhos fixos nas virtudes que possuímos presas em nosso peito.


Ao mesmo tempo, reparamos de forma impiedosa, nas costas do companheiro que está à frente, todos os defeitos que ele possui.


Assim nos julgamos melhores que ele, sem perceber que a pessoa andando atrás de nós, está pensando a mesma coisa a nosso respeito.


A imagem é significativa e nos remete à reflexão. Talvez seja muito importante que saiamos da fila indiana e passemos a andar ao lado do outro.


E, no relacionamento familiar, profissional, social em geral, que nos coloquemos de frente um para o outro. Aí veremos as virtudes nossas, que devem ser trabalhadas, para crescerem mais e também as virtudes do outro.


Com certeza nos surpreenderemos com as descobertas que faremos.


Haveremos de encontrar colegas de trabalho que supúnhamos orgulhosos, como profissionais conscientes, dispostos a estender as mãos e laborar em equipe.


Irmãos que acreditávamos extremamente egoístas, com capacidade de ceder o que possuam, a bem dos demais membros da família.


Pais e mães que eram tidos como distantes, em verdade estarem ávidos por um diálogo aberto e amigo.


Esposos e esposas que cultivavam amarguras, encontrarem um novo motivo para estarem juntos, redescobrindo os encantos dos dias primeiros do namoro.


A crítica só é válida quando serve para demonstrar erros graves que possam causar prejuízo para os outros ou quando sirva para auxiliar aquele a quem criticamos.


Portanto, resistir ao impulso de ressaltar as falhas dos outros, exercitando-nos em perceber o que eles tenham de positivo, é a meta que devemos alcançar.


Não esqueçamos de que se desejamos que o bem cresça e apareça, devemos divulgá-lo sempre.


Falar bem é fazer o bem. Apontar o belo é auxiliar outros a verem a beleza.


Pense nisso!
Beijos no coração.

9 comentários:

  1. Oi amiga que bom que o blog voltou, assim a gente não se deixa de ter contato, beijinhos =)

    ResponderExcluir
  2. Oi Lilikinha, que sust passamos né? Olha eu vi esa sua postagem e fiquei bem pensativa. Falar bem é fazer o bem, mas às vezes qd falamos algo não tão bom tb estamos fazendo bem a alguém por exemplo... Eu fui passada perna por uma pessoa da família que se dizia amiga, mas na hora que teve a oportunidade me derrubou e direitinho. Quase acabou com meu casamento e destruiu minha vida profissional aqui no Suriname. Eu falei muitas coisas pra ela e pra todos que queiram saber, pois eu acho que falando o que ela é estou ajudando a outras pessoas pra se afastarem dessa cobra. E tem mais eu falo e cito nomes mesmo, coloquei no meu facebook e disse quem era. Assim como ela não pensou antes de me destruir eu tb não quis nem saber. Mas é uma coitada, fez isso pq ão é competente e teve medo de concorrer comigo, rsrsrs. Eu nem digo que falei mal dela, na verdade eu falei a verdade!!! Eu sou muito amiga, se vc me conhecesse pessoalmente vc saberia... eu não admito que ninguém faça nada contra meus amigos sabe? Eu me entrego aos meus amigos e amooo de verdade. Gostaria de poder sempre divulgar só o bem, mas infelizmente o mal existe e o que eu não posso deixar acontecer é que ele me ataque e eu finja que nada aconteceu, devemos mostrar aonde está o mal para que as pessoas se afastem dele... Vc já viu que tô passada né? rsrsrs, foi sério a coisa, mas vai ficar td bem!! Bjokitas

    ResponderExcluir
  3. Sabe, Lilika, meu marido sempre me lembra essas coisas.
    Quando discutimos, ele sempre me pede para lembrar das coisas boas que ele tem e ele faz o mesmo em relação a mim.
    Fazendo este exercício fica mais fácil manter um relacionamento saudável, não é mesmo?
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  4. Lilika minha flor vim te parabenizar, vc é a minha ganhadora do sorteio!!!! Me mande seu endereço pelo e-mail e aguarde ok? Eu te aviso qd postar seus prêmios! Bjokitas

    ResponderExcluir
  5. Oi querida...Vim retribuir sua visita...E te confesso que amei seu blog...este testo que acabei de ler
    tem tudo haver comigo...pareçe que tudo se encaixa...é uma questão de ponto de vista!! Uma Linda tarde pra ti!! Bjs.

    ResponderExcluir
  6. PASSEI SÓ PRA DEIXAR UM XERINHO TE MANDEI E-MAIL. BJO

    ResponderExcluir
  7. OI!! Retribuindo sua visita !! Adorei esta mensagem!! Seu blog esta de parabéns!! beijos-

    ResponderExcluir
  8. Olá!tem selinho para você lá no blog, estou te aguardando. Um grande abraço! Bjs!
    http://fazendoarte-erikalte.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Conheço essa mensagem e o dito indiano.E é bem verdadeiro mesmo!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e pelo comentário!!!
Que Deus te abençoe!
Bjokas, Lilika.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...